HOME - A nossa missão - Cultural Activities

A nossa missão

Actividades culturais

Nippon Kodo's Cultural Activities

A Nippon Kodo mantém as “Koh-do Kyoushitsu” (salas de aula da arte das fragrâncias) há várias décadas, para assim poder ensinar às gerações futuras a história única e a profundidade da “Cultura Japonesa de fragrâncias". Adicionalmente, todos os empregados da nossa empresa têm cooperado activamente em actividades de suporte em várias áreas, como palestras e divulgações relacionadas com fragrâncias. Também realizámos demonstrações Koh-do em vários países fora do Japão, incluindo os Estados Unidos, Argentina, Brasil e França. Estamos a concentrar esforços para introduzir a cultura japonesa de fragrâncias a pessoas de todo o mundo. Além disso, também realizamos exibições públicas e cooperamos em eventos e com projectos que, não estando relacionados com fragrâncias, dão importantes contributos culturais. Patrocinamos o “Furusato Obon Festival Memories Painting Contest” (Concurso de pintura de memórias do festival Obon Furusato) desde 2000, assim lembrando as crianças de hoje em dia das tradições do festival Obon que há muito passam de geração em geração ao longo da história Japonesa. Graças ao apoio generoso de todos os envolvidos, conseguimos continuar a manter e a desenvolver o concurso como um dos maiores no Japão. Estamos ávidos para continuar a fazer contribuições, por mais pequenas que sejam, para que se continue a espalhar a tradicional “cultura de fragrâncias” Japonesa e outros elementos culturais que merecem ser passados a gerações futuras, e ao resto do mundo, através de várias actividades.

Introdução de “koh-do” na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque (1982) Cerimónia da entrega de prémios do Furusato Obon Festival Memories Painting Contest (Concurso de pintura de memórias do festival Obon Furusato, 2008) Demonstração da cerimónia de Koh-do na Casa do Japão da Universidade de Illinois

Nippon Kodo’s Culture Support Activities

2008

Janeiro Patrocinámos o programa televisivo de ano novo da BS Japan chamado “Continuação da profunda arte de Koh-do – Mais de 500 anos” como um especial da Nippon Kodo.
Março – Abril Realizámos o evento “Kodomo Kaigakan in Odaiba” na sede da televisão Fuji em Odaiba, Tóquio para apresentar os vencedores do “Furusato Obon Festival Memories Painting Contest” (Concurso de pintura de memórias do festival Obon Furusato). O evento teve um sucesso enorme com uma assistência de mais de 200 000 durante o respectivo período.
Abril Realizámos a primeira reintrodução do Koh-do nos Estados Unidos num quarto de século. Realizámos demonstrações da cerimónia de Koh-do em vários locais, incluindo o consulado em Chicago, a Universidade de Illinois e a Disney World em Orlando, com uma assistência em cada local muito superior a todas as expectativas.
Abril - Junho Cooperámos com a exibição especial “Pegasus e os cavalos celestes – Cascos trovejantes na Estrada de Seda” no Museu Nacional de Nara.
Junho Cooperámos no evento especial “A sedução do Conto de Genji” realizado no Teatro de artes Sai-no-Kuni Saitama, pela ocasião do 1000º aniversário do Conto de Genji, com a produção das fragrâncias para os perfumes reproduzidos de takimono.
Junho - Julho Cooperámos na “Exibição Nacional de Tesouros de Horyuji” no Museu Nacional de Nara.

2007

Abril Apoiámos a exibição especial “Shinbutsu Shugo: A narração dos Deuses e Budas na Fé & Arte” no Museu Nacional de Nara.
Setembro Apoiámos a exibição especial “Beleza luxuriosa – Os quadros da era do governo enclausurado de Insei” no Museu Nacional de Nara. Participámos na demonstração aberta “Desfrutar da Cultura de Fragrâncias” que foi realizada durante o período do evento.

2006

Fevereiro Cooperámos na produção e recriação de fragrâncias de incenso compostas de acordo com a era Heian para o “Grande prémio do festival internacional de orquídeas de 2006”, realizado no estádio Tokyo Dome.
Março - Maio Apoiámos a exibição “Saicho e os Tesouros de Tendai” realizada no Museu Nacional de Tóquio em honra do 1200º aniversário da criação da facção Budista Tendai.
Outubro - Dezembro Apoiámos a exibição especial “Modelando a Fé – Estátuas Ichiboku Budistas Japonesas” realizada no Museu Nacional de Tóquio.

2005

Outubro - Novembro Apoiámos a exibição "Saicho e os Tesouros de Tendai" realizada no Museu Nacional de Quioto em honra do 1200º aniversário da criação da facção Budista Tendai.

2003

Maio Introduzimos o Koh-do a Grasse, no sul da França. Fizemos uma demonstração da cerimónia de Koh-do em Grasse, a antiga sulista capital da França, famosa por ser origem de informações relacionada com fragrâncias. Conseguimos introduzir a cultura Japonesa de fragrâncias a várias pessoas que assistiam durante o período do festival de Rose de Mai, incluindo a pessoas interessadas em fragrâncias e a apreciadores de rosas de todo o mundo, assim como a pessoas ligadas à indústria de fragrâncias em Grasse. O solene mas espectacular Koh-do reuniu muito interesse como uma peça cultural importante e subtil, entre o pano de fundo que eram as pétalas de rosa espalhadas em todos os cantos de cada rua.

2002

Abril Apoiámos a representação teatral “Todaiji – Tributo floral Rushanabutsu de 2002” (Izumi Motoya/Nishikiori Ken) nas comemorações do 1250º aniversário da consagração da estátua do grande Buda no templo Todaiji.
Outubro Implementámos e gerimos um evento de koh-do na cerimónia de prémios “Praemium Imperiale”. A cerimónia tradicional Japonesa de koh-do foi introduzida a um total de cerca de 270 convidados, incluindo o Príncipe e a Princesa Hitachi, os premiados de vários países, proeminentes figuras políticas e de negócios, importantes figuras culturais e embaixadores de vários países, e foi apresentada pelo mestre da escola Oie da arte de incenso, Sanjo Gyosui e os seus discípulos. A Nippon Kodo realizou a implementação e gestão geral do evento.Também cooperámos com a exemplificação do “monko” (ouvir o incenso, antecipá-lo) da fragrância no mesmo evento em 2003 e, subsequentemente, em 2005.

2001

Outubro Introduzimos o koh-do em São Paulo, no Brasil, e em Buenos Aires, na Argentina. Esta foi a primeira introdução da cultura Japonesa de fragrâncias a ambos os países. As cerimónias Koh-do foram realizadas como eventos de troca cultural para figuras culturais localmente proeminentes e para residentes com heranças Japonesas na Universidade de São Paulo, assim como outros locais educacionais e culturais. Os eventos foram muito divulgados em jornais locais e notícias televisivas. (Foi reconhecida como uma actividade de expedição da Fundação Japonesa)

2000

Julho - Dezembro Realizámos o primeiro “Furusato Obon Festival Memories Painting Contest” (Concurso de pintura de memórias do festival Obon Furusato). A partir daí tem permanecido como um eventual anual. O concurso foi aprovado como parte da campanha nacional de 2002, “Falar com as crianças”, do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e como parte da campanha “Construir um lugar para as crianças”, que foi uma expansão da campanha original, de 2004 para a frente.
Maio/Outubro Participámos colaborativamente com a escola Sogetsu no evento de caridade “Itsukushima Hana-butai Stage” para a renovação da capela de Hiroshima Itsukushima Shinto. A produção foi acompanhada pelo aroma do incenso original no palco noh da mesma capela, um importante bem cultural, onde Togi Hideki, Nomura Mansai e Nishikiori Ken já tinham actuado.
Julho Para o Nibon (o primeiro festival dos mortos em Julho) foi construído um palco especial no cruzamento da saída da Estação JR Tóquio Yaesu, onde foi realizado o evento “Palco da estação - Furusato Obon Arbor”. O programa, cujo objectivo era permitir aos visitantes desfrutar do Obon através de vários actos e artes realizados e exibidos, incluindo as conversas cómicas kobanashi pela escola Sanyu-tei Enraku, a musica e dança por Edo-Daikagura Shinto, magia tradicional e demonstração da caligrafia Yosemoji e evocar um “kokoro no furusato” ou “casa no coração”, foi cumprido com aprovação de muitos alojamentos.
Agosto Realizámos o evento “Urabon-e”, que recebeu críticas tão boas quanto as do ano anterior, deslocando a localização para Hankyu Sun Hiroba em Umeda Osaka. Mesmo antes de entrar em Kyuubon (Agosto), elevou-se uma lápide de 4,8 m de altura no palco, dando-se assim uma oportunidade às pessoas ocupadas dos dias de hoje para prestarem a sua homenagem aos seus antepassados, e o evento recebeu uma grande resposta assim como quando foi realizado em Tóquio.
Outubro Apoiámos o evento da escola Sogetsu planeado para apoiar o “Parque memorial Numazu Imperial Villa” na cidade de Numazu da prefeitura de Shizuoka, e fornecemos a produção de fragrâncias para a situação (representada por Nomura Mansai e Nishikiori Ken).

1999

Julho Realizámos o evento “Tóquio Urabon-e” na praça da estação Shinjuku em Tóquio. Mesmo antes de entrar em Nibon (Julho), elevou-se uma lápide de 4,8 m de altura no palco especial, como experiência para dar uma oportunidade às pessoas ocupadas dos dias de hoje para prestarem a sua homenagem aos seus antepassados, o evento foi extremamente bem recebido pelos participantes e foi muito falado em vários meios de comunicação social.

1998

Setembro - Outubro Apoiámos a “Peça de teatro Japonesa na Casa de ópera de Bolonha”.
Março Produzimos uma apresentação com fragrância e luz para a Competição de desportos para-olímpicos de Inverno de Nagano. Usando o conceito de “Um evento onde as pessoas com deficiência de todo o mundo se reúnem num só local e através da partilha cultural de desportos conseguem expandir o espírito de amizade e boa vontade internacional e assim são capazes de encontrar novas possibilidades alimentadas por sonhos e coragem” como o nosso tema central, demos as boas vindas aos atletas de cada país, queimando incenso hinoki à entrada do atleta e dentro do campo durante as cerimónias de abertura, adequando as fragrâncias ao local do evento. Adicionalmente, uma vela gigante intencionalmente idealizada pela nossa empresa foi usada para a luz do portador da tocha para celebrar a realização dos jogos. Além disso, foram usadas as mesmas fragrâncias na cerimónia de encerramento e a mesma vela fornecida pela nossa empresa, para a climática cena final da passagem da chama sagrada, colmatando as emoções do evento durante as cerimónias solenes de encerramento.